Farmacoepidemiologia e componentes curriculares:

um diálogo no mesmo idioma

Autores

  • Victoria Martins de Azeredo Pereira Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Vytória Aparecida Barros Araújo Lipos Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Cintia de Souza Xavier Gomes Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Juliana Ferreira Rangel Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Isnael de Souza Moreira Junior Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Maycon Bruno de Almeida Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v32024p35

Palavras-chave:

Unidade básica de saúde, Farmacoepidemiologia, Aprendizagem

Resumo

O estudo farmacoepidemiológico tem como objetivo principal avaliar e monitorar a segurança, eficácia e uso dos medicamentos na população. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil farmacoepidemiológico da Unidade Básica de Saúde em Baixa Grande e relacioná-lo às disciplinas cursadas (Fisiologia 2, Saúde Coletiva e Farmacoepidemiologia, Química Analítica Qualitativa, Química Orgânica 2, Biossegurança e Farmacobotânica) pelos estudantes do 4º período de farmácia da FMC. O estudo se classifica como transversal observacional e usou como banco de dados o relatório de dispensação de medicamentos da UBS Baixa Grande, referente ao ano de 2023, disponibilizado pela Departamento de Assistência Farmacêutica de Campos dos Goytacazes, RJ. No ano analisado a farmácia da unidade fez 6295 atendimentos e dispensou 154955 unidades farmacêuticas de pouco mais de 100 diferentes tipos de medicamentos. Os mais dispensados foram omeprazol (antiulceroso) 12544 cápsulas, hidroclorotiazida (diurético) com 16590 comprimidos e losartana (anti-hipertensivo) com 29010 comprimidos, os três representando 37,5% das unidades farmacêuticas dispensadas na unidade. Nesse cenário, a metodologia ativa de aprendizagem se destaca como uma ferramenta valiosa, permitindo aos alunos desenvolverem competência e habilidades em um ambiente colaborativo. Assim, a integração dos componentes curriculares do 4º período do curso de farmácia permite aos estudantes a exemplificação de um diálogo que se comunica avidamente com o estudo farmacoepidemiológico proposto, permitindo compreender os principais desequilíbrios fisiológicos inerentes à população assistida, destacando a fisiologia renal, cardíaca, hemodinâmica e do trato gastrointestinal. Além disso, materializa conceitos como coeficiente de partição, pKa, ionização, fórmula estrutural e reações orgânicas discutidas nos componentes de química do período. O estudo das bulas dos medicamentos permite a identificação de interações medicamentosas com fitoterápicos e chás medicinais abordados no componente de farmacobotânica, ademais, o estudo pormenorizado dos fármacos evidencia a importância de parâmetros de farmacovigilância destacados na disciplina de biossegurança. Nesse contexto, o estudo conclui que o delineamento do perfil farmacoepidemiológico, além de potencializar a aprendizagem, é essencial para geração e aprimoramento de políticas públicas, não só no âmbito da recuperação, mas também na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

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Publicado

2024-10-17

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